quinta-feira, 29 de novembro de 2007



MATEMÁTICA E MÚSICA - COMBINAÇÃO PERFEITA

INTRODUÇÃO


O que há de comum entre a ressonância natural, a sua estrutura interna e as grandes obras dos clássicos dos últimos séculos? São intuições de deuses ou criações da matemática? O que há de comum entre a secção de ouro, as teorias das probabilidades, o movimentos browniano, a estrutura de grupo, a teoria dos crivos (teoria axiomática das escalas) e obras monumentais do compositor Iannis Xenakis, como Metastasis, Pithoprakta, Herma, Eonta, Persephassa, Nomos Gama, Terretektorh, Kraanerg, Anthikthon, Jonchaies ou Tallein? São obras geradas por um espírito criador, ou obras geradas por essas estruturas matemáticas? Como reagem a percepção e o ouvido humanos a esta nova informação constituída por sonoridades e cruzamentos interdisciplinares, e como a descodificam face ao seu contexto educativo e à sua formação cultural e académica? Qual é o espaço específico de cada uma destas disciplinas - matemática e música - quando se entrelaçam ambas na mesma partitura ou noutro espaço de representação musical - electrônica, electroacústica, digital, e outro?Os gregos usavam as letras do alfabeto para representar notas musicais. Agrupavam essas notas em tetracordes (sucessão de quatro sons). Combinando esses tetracordes de várias maneiras, os gregos criaram grupos de notas chamados modos. Os modos foram os predecessores das escalas diatônicas maiores e menores. Os pensadores gregos construíram teorias musicais mais elaboradas do que qualquer outro povo da Antigüidade. Pitágoras, um grego que viveu no século VI a.C., achava que a Música e a Matemática poderiam fornecer a chave para os segredos do mundo. Acreditava que os planetas produziam diferentes tonalidades harmônicas e que o próprio universo cantava. Essa crença demonstra a importância da música no culto grego, assim como na dança e nas tragédias.


Acontecerá um workshop sobre Transformações Geométricas e Músicas, onde pretende-se mostrar como surgem, na Análise Musical, algumas transformações geométricas conhecidas e que os compositores utilizam, mais ou menos conscientemente. Estas transformações serão explicadas do ponto de vista matemático e serão analisados alguns trechos de música de vários compositores de várias épocas em que essas transformações são identificadas. Nalguns exemplos vai tornar-se mais claro para o ouvinte de música, sem formação musical específica, como surgem as chamadas variações, que muitas vezes parece não terem nada a ver com o tema sobre a qual são compostas. Os participantes são desafiados a compor usando algumas destas transformações geométricas e utilizando um programa de computador de composição musical simples.
sitores de várias épocas em que essas transformações são identificadas. Nalguns exemplos vai tornar-se mais claro para o ouvinte de música, sem formação musical específica, como surgem as chamadas variações, que muitas vezes parece não terem nada a ver com o tema sobre a qual são compostas. Os participantes são desafiados a compor usando algumas destas transformações geométricas e utilizando um programa de computador de composição musical simples.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

16 a 22 de novembro-Semana da música e 22 dia internacional do músico


Aquele que professa a arte da música, compondo peças, tocando ou cantando; aquele que faz parte da banda, orquestra ou filarmônica. A música é a arte de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido; qualquer composição musical; solfa; execução de qualquer peça musical; conjunto ou corporação de músicos. A música é pura quando a obra é exclusivamente musical.
No Brasil, o nome de maior destaque continua sendo o de Heitor Villa Lobos que, no entanto, embora cultivasse a música de câmara, não chegou propriamente a participar dessa corrente mais avançada e representativa do século XX.
Parabéns a todos amantes da música!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Aconteceu:

No dia 28 de setembro a premiação dos alunos vencedores do Concurso "Cante o Hino Nacional". Os alunos das Escolas municipais de Cachoeira de Minas foram incentivados a cantar o hino sem nenhum erro. Eles tiveram todo o mês de setembro para ensairem e cantar para mim e para seus colegas. Os alunos que venceram o desafio e moram na zona rural foram transportados para a cidade e na Escola Capitão Manoel Machado Homem foram premiados. No total 22 alunos foram vencedores. Parabéns a todos.
profª Dilma

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O SOM


" O som nos invade a cada instante,
ele está dentro e fora de nós,
no passarinho que canta de manhã na janela,
no tilintar do salto dos sapatos,
no pregão do jornaleiro, no ônibus,
no goll do nosso time...
manipulado pelo homem,
este som se transforma
em música."
Dulcimarta Lemos lino

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL


" A educação musical é um importante mediador do desenvolvimento da criança nas suas habilidades físicas, mentais, verbais, sociais e emocionais." Yogi, 2003